quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Porquê o Ano Internacional da Biodiversidade

Estamos no ano Internacional da Biodiversidade.

Sendo que esta compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre espécies e dos ecossistemas, qual a sua importância que justifique haver um ano especialmente dedicado ao tema?

Ora bem, dar uma resposta concreta, quantitativa, é muito difícil. Não só porque muitas espécies ainda estão por descobrir, mas também porque dentro das espécies conhecidas, nem sempre se sabe a sua relevância específica para o Homem. Se podemos dizer que algumas espécies valem pela sua beleza, outras pela produção de alimento, são as complexas interacções nessa diversidade que desempenham um papel fundamental na manutenção da estabilidade e bom funcionamento dos ecossistemas, assegurando assim a nossa existência, como o ar puro, a água potável ou os solos férteis.

Estima-se que existam 14 milhões de espécies no planeta, sendo que apenas cerca de 1,7 milhões estão identificadas (http://ecossistemas.org). E quando se junta a este desconhecimento o ritmo actualmente acelerado de extinção de espécies, compreende-se então a sua importância. Sim, é importante continuar a melhorar o conhecimento sobre a biodiversidade e contribuir para a sua preservação. Quem sabe que novas curas possam ser descobertas nesta Biodiversidade?

Reconhecendo a sua relevância, o Governo Português criou o Comité Português para o Ano Internacional da Biodiversidade. O ICNB é a entidade responsável pelo processo relativo às comemorações em Portugal.

Celebremos a vida na Terra e o valor da biodiversidade nas nossas vidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário